PORTUGUES

a) Declaraçao de Propósitos
Franklin Furnace Archive, Inc., sobre a missao de tornar o mundo um lugar seguro para a arte de vanguarda.

b) Breve História da Franklin Furnace
A Franklin Furnace foi fundada em 1976 para servir a artistas que haviam escolhido a publicaçao como meio artístico fundamental e "democrático", e nao estavam apoiados pelas organizaçoes artísticas existentes. Desde seu início, as energias da Franklin Furnace privilegiaram tres aspectos de uma programaçao fundamentada no tempo: uma coleçao de livros de artista, um programa de performances para artistas emergentes e exposiçoes de artes de tipo temporal, seja de trabalhos site specific de artistas contemporâneos, exposiçoes históricas e contemporâneas de livros de artistas ou outras artes efemeras, fundadas no tempo.
Durante os últimos vinte anos, a Franklin Furnace ganhou reputaçao nacional e internacional por identificar artistas que mudaram os termos pelos quais se discute a arte contemporânea, montar exposiçoes didáticas que incorporaram a história da atividade das vanguardas no século XX, e posicionar-se pelo direito dos artistas a liberdade de expressao, tal como é garantido pelo Primeira Emenda da Constituiçao dos EUA..
Entre aqueles artistas aos quais foi dada a oportunidade de montar sua primeira exposiçao em Nova York estao Ida Applebroog, Guillaume Bijl, Willie Cole, James Coleman, Jenny Holzer, Barbara Kruger, Matt Mullican, Krysztof Wodiczko; entre os performers que tiveram seu início aqui, estao Eric Bogosian, David Cale, Karen Finley, Guillermo Gómez-Pena, Robbie McCauley, Theodora Skipitares, Michael Smith e Paul Zaloom. Além disto, o programa de performance da Franklin Furnace tem proporcionado a artistas mais estabelecidos, como Vito Acconci, Laurie Anderson, Carl Andre, Jennifer Bartlett, Lee Breuer, Richard Foreman, William Pope.L e William Wegman, realizar experimentaçoes em caminhos  que seriam inapropriados para as apresentaçoes do circuito oficial que atraem grandes audiencias; artistas de fala portuguesa que apresentaram seu trabalho com a Franklin Furnace incluem Josely Carvalho, Regina Silveira, Regina Vater. O programa de exposiçoes da Franklin Furnace incluiu muitas exposiçoes historicamente notáveis de arte baseada no tempo e de natureza efemera:  exposiçoes sobre Livros e Gravuras Cubistas, por exemplo, sobre Fluxus, ou Arte Russa dos Samizdat- mostras celebradas pela crítica  que contribuíram para o conhecimento da História da Arte. Em 2006, a Franklin Furnace iniciou uma parceria com  Artstor, um projeto da Andrew W. Mellon Foundation, para tornar nossos arquivos acessíveis online, para estudiosos ao redor do mundo. 

c) Bolsas para Artistas
Todos os anos a Franklin Furnace concede bolsas como premio a duas categorias: The Franklin Furnace Fund for Performance Art  apoia artistas performáticos emergentes, permitindo-lhes produzir obras de maior fôlego em Nova York.  The Future of the Present  proporciona fundos para a criaçao de "arte viva na Internet", "trabalhos que se relacionam com a Internet como um meio de arte e/ou um lugar de apresentaçao". O valor das bolsas de ambos os fundos vai de US$ 2,000 a US$ 5.000. Artistas de todas as áreas do mundo sao encorajados a concorrer - mas as aplicaçoes devem ser feitas apenas em ingles.

A Franklin Furnace nao tem curador: a cada ano um novo painel de artistas examina todas as propostas. Nós acreditamos que este seleto sistema de painel permite que todos os tipos de artistas, de todo o mundo, tenham oportunidades iguais ao apresentar seu trabalho. Veja como aplicar no :

http://franklinfurnace.org/artists/index.php

Todos os concorrentes sao automaticamente considerados para ambas as categorias de premios. A cada ano mudam os membros do painel, assim como as definiçoes de "artista emergente", "arte da performance" e "arte viva na Internet". Assim, se voce fracassar na primeira tentativa, tente novamente.

d) INSCREVA-SE PARA O ANÚNCIO SEMANAL POR E-MAIL
Goings On, o E-boletim semanal grátis da Franklin Furnace, em ingles, é enviado semanalmente para milhares de amantes da arte internacional. Tendo inciado em 2001,Goings On contém informaçoes sobre as atividades locais, nacionais e internacionais dos artistas/afiliados e membros. Voce pode integrar a lista enviando seu nome e e-mail para mail@franklinfurnace.org. Deixe-nos saber se voce é um artista e como chegou a nos conhecer. Por favor envie-nos também seu endereço postal,para nossos registros. A Franklin Furnace mantém a privacidade desta  informaçao e nao vende seu arquivo de dados. Muito obrigado.

Traduçao por: REGINA SILVEIRA, artista